Aspectos psicológicos para traders
- Osmar José Angelin
- 11 de dez. de 2018
- 4 min de leitura
Categoria: Trades
Entenda algumas situações que afetam diretamente o desempenho da maioria dos traders.

No artigo Nível de acerto não é referência para um setup vencedor abordamos as questões matemáticas que definem a consistência ou não de um modelo ou setup. Mas será que apenas tendo um trading system com expectativa matemática acima de 1 é o suficiente para garantir o sucesso de um swing trader ou de um day trader?
Da mesma forma que a pergunta inicial abordada naquele artigo, a resposta também é um sonoro NÃO!
Mesmo tendo um sistema que teoricamente é viável, existem alguns aspectos que podem influenciar no seu desempenho.
O primeiro é que por mais metódico e eficiente que tenha sido o seu back test, nada garante que os resultados que foram obtidos no passado se repetirão no futuro. Conforme já explicitado na definição de Expectativa Matemática, o índice encontrado reflete o resultado esperado no futuro, e depende da repetição dos dados passados. Ou seja, é apenas uma expectativa de resultado.
O segundo ponto e, talvez o mais importante de todos, é que em qualquer back test, a emoção não está envolvida. São apenas números que são tratados dentro de um contexto que já passou.
Mesmo se os resultados foram feitos em cima de operações de fato realizadas, não é possível afirmar categoricamente que você vai ter o mesmo comportamento diante de situações novas (em que seu dinheiro estará envolvido) que ocorrerão em seus trades futuros.
Muitos iniciantes operam em conta demo por um período para testar na prática um trade system. Essa é uma prática melhor do que simplesmente tratar dados passados. Mas mesmo assim, é comum relatos de pessoas que dizem que quando estavam na conta teste tinham consistência e quando migraram para a conta real, não obtiveram os mesmos resultados.
Isso ocorre pelo fato de que mesmo operando em uma simulação real (e hoje muitas plataformas disponibilizam contas demo permitindo fazer operações como se fossem reais, pois consideram a posição no book de ofertas para a execução da ordem), a simples situação de não estar exposto a uma perda real, pode mudar o comportamento do trader.
Quando o trader está operando seu próprio dinheiro, a execução de uma ordem implica possibilidade de perda financeira, caso a operação não vá no sentido esperado.
Digamos que o seu trade system possui nível de acerto de 30% com um payoff de 3,5. Pelos cálculos chegamos a uma Expectativa Matemática de 1,5. Ou seja, matematicamente o seu trade system é lucrativo.
Um nível de acerto, seja ele quanto for, não significa que você terá o mesmo número de sequência de ganhos e perdas. Para um nível de acerto de 30% você pode ter, por exemplo uma sequência de 35 trades com prejuízo seguido de uma sequência de 15 trades com lucro. Se você olhar para os primeiros 35 trades seu nível de acerto é de 0%. Mas se olhar o total, será de 30%.
A questão que fica desse exemplo é: de que forma será impactado seu psicológico se você tiver uma sequência tão grande de prejuízos antes de os lucros aparecerem?
Sabendo-se que você está com um prejuízo grande, será que você terá a mesma frieza e continuará acreditando que o seu trade system ainda funciona ou vai desistir no meio do caminho?
E mais, mesmo que a sequência de perdas não seja tão grande, mas o simples fato de você estar com uma sequência negativa terá impacto no seu comportamento diante do próximo trade? Se após essa sequência o próximo trade está indo em direção ao seu alvo, você terá disciplina suficiente para aguardar chegar no alvo ou vai encerrar antes para “garantir o lucro”?
Essa atitude tende a invalidar a confiabilidade dos dados dos seu trade system.
De acordo com o artigo “Como aspectos psicológicos podem ajudar você a ser um Trader?”, escrito por Caio Sasaki, que é Trader Profissional, “segundo pesquisas realizadas junto a corretoras e na própria bolsa, aproximadamente 95% dos que tentam fracassam”.
Ou seja, a questão emocional pode fazer com que o trader não suporte as perdas e desista rapidamente.
Mas então, qual a solução?
Essa é uma questão complexa e não possui uma resposta definitiva. Mas existem algumas formas de minimizar os efeitos psicológicos para os traders, especialmente aqueles que tem pouca experiência.
1. Mantenha um gerenciamento de risco, onde você limita suas perdas;
2. Seja disciplinado, tanto em suas operações, com seu trade system quanto com o gerenciamento de risco;
3. Entenda que as incertezas são parte do jogo. Não há como eliminá-las. Aprenda a controlar a ansiedade causada por elas;
4. Se você tem pouca experiência, opere com pouco capital. No início é mais importante você ganhar experiência que dinheiro;
5. Busque entender seu comportamento diante de uma situação de stress. Procure exercitar o autocontrole. Isso fará com que você seja mais racional diante de uma situação inesperada;
6. Lembre-se que no mercado financeiro as oportunidades sempre aparecem. Se não estiver confortável com uma operação, melhor não seguir adiante.
Essas não são as únicas questões que englobam a psicologia do trade. Mas seguindo essas dicas e buscando melhorar seu comportamento diante das incertezas e de situações de stress, a chance de você ter melhores resultados aumenta significativamente.
E, se você não está conseguindo obter autocontrole diante dessas situações, o melhor conselho é afastar-se desse tipo de operação, ao menos temporariamente, até resolver essas situações, sob pena de colocar em risco parte significativa de seu patrimônio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PORTAL DO TRADER - Como aspectos psicológicos podem ajudar você a ser um Trader? Por Caio Sasaki. - Disponível em: https://portaldotrader.com.br/aprenda/psicologia-para-traders-curso-gratuito/aspectos-mentais/introducao. Acesso em: 11 de dezembro de 2018.
Comments